Quem Somos

Unidos pela Fibromialgia: uma voz forte por direitos e compreensão!

Associação Nacional de Fibromiálgicos e doenças correlacionadas nasceu do encontro de um pequno grupo de pacientes que se conhecerem através das redes sociais e resolveram juntar forças para lutar pelos seus direitos e de todos os pacientes acometidos por fibromialgia e as demais doenças crônicas relacionadas a essa enfermidade.

Unidos pela Fibromialgia: Uma voz forte por direitos e compreensão!

A Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas, carinhosamente conhecida como Anfibro, é um exemplo inspirador de como a união de pessoas em torno de uma causa pode fazer a diferença. Sua diretoria é o coração pulsante dessa organização, formada por indivíduos dedicados que também são fibromialgicos. Nasceu do encontro virtual de um grupo de pacientes que, compartilhando suas experiências e desafios nas redes sociais, sentiram a necessidade de juntar forças para lutar por seus direitos e pelos direitos de todos os acometidos por essa condição e doenças crônicas relacionadas.

Com coragem e determinação, a diretoria da Anfibro buscou interlocução com órgãos públicos, como o Ministério Público Federal e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, onde obtiveram apoio para sua causa. A partir desse ponto, surgiu a ideia de expandir sua atuação para todo o território brasileiro, chamando pacientes de outros estados para formarem núcleos da associação e, assim, fortalecer a representação desses pacientes em âmbitos governamentais, buscando assentos em conselhos de saúde e voz ativa junto ao legislativo e executivo.

A luta da Anfibro não se limita apenas à busca por direitos, mas também se estende ao âmbito social. Projetos foram apresentados em várias prefeituras do Brasil, buscando proporcionar atendimento prioritário em bancos e filas, bem como vagas reservadas para deficientes. Além disso, destacam-se os esforços em conscientizar o público em geral sobre a fibromialgia, a fim de combater a discriminação enfrentada pelos pacientes que, muitas vezes, sofrem com o estigma de serem “aparentemente saudáveis”.

A missão da diretoria da Anfibro é nobre: não apenas buscar o reconhecimento legal da fibromialgia como doença potencialmente incapacitante , garantindo acesso a benefícios previdenciários necessários, mas também proporcionar suporte, informação e solidariedade para todos os doentes. Esses líderes incansáveis se dedicam a transformar o cenário enfrentado pelos fibromiálgicos, criando uma sociedade mais justa, empática e informada sobre a condição, para que cada paciente possa viver com dignidade e qualidade de vida. A Anfibro é prova viva de que a união e a determinação podem ser poderosas ferramentas na busca por uma causa comum, e seu trabalho inspira a todos nós a olharmos para além de nossas próprias batalhas e estendermos a mão para fazer a diferença na vida de outras pessoa

plugins premium WordPress