Formas de Identificar a Fibromialgia

A fibromialgia atrapalha muito o dia a dia das pessoas, sendo considerada uma doença com grande impacto na rotina. A fibromialgia tem sua origem  ainda desconhecida porém a causa mais provável seria secundária a uma anomalia na interpretação da dor pelo sistema nervoso central. 

Como suspeitar da fibromialgia?

As dores generalizadas que duram mais de três meses são os primeiros sintomas  da doença e deve ser encarados como um sinal de alerta para uma avaliação médica. Os pacientes normalmente sentem fortes dores em todo o corpo e articulações, de maneira frequente associado a um cansaço, sono não reparador e alterações no humor.

Outros sintomas comuns são cansaço excessivo, fadiga e distúrbios do sono. Então, se além das dores, você também está frequentemente sem energia, com sensação de cansaço durante todo o dia e dificuldade para dormir ou excesso de sono, nós aconselhamos que você procure um profissional. 

A fibromialgia atrapalha a realização de tarefas diárias, mesmo as mais simples, o que pode desenvolver um quadro depressivo. 

Os pontos de dores da fibromialgia

A fibromialgia, como falamos, é uma dor crônica e ela, normalmente, surge em um determinado ponto do corpo e pode migrar para outras áreas. São 18 pontos de dor em todo o corpo, sendo 9 em cada lado.

 

 

Os pontos de dor são localizados na coluna vertical e torácica, bacia, nádegas, cotovelos e joelhos. A dor pode aparecer em um único ponto, em episódios alternados, ou simultaneamente. Não existe uma regra clara para o estabelecimento da dor. 

A identificação dos pontos de dor pode contribuir para o diagnóstico precoce da fibromialgia. 

Sensação de cansaço e fadiga rotineira

A sensação de cansaço, falta de energia que parecem que não importa o quanto durma, nunca passa são sinais de alerta. A fibromialgia é uma doença crônica, que deve ser tratada através de exercícios físicos, psicoterapia e medicação.

As dores podem levar a um quadro depressivo

A depressão associada às dores crônicas é uma outra forma de identificar a doença. As dores são incapacitantes, impedindo a pessoa de desenvolver atividades rotineiras. Esse cenário de incapacitação pode gerar um quadro depressivo que também precisa ser tratado com especialista. 

A baixa produção de serotonina pode ter relação com quadro depressivo. A serotonina é o hormônio responsável pela sensação de felicidade do nosso corpo e ele é essencial para o tratamento. Além disso, a prática regular de atividade física também é recomendada, pois ela aumenta a disposição e melhora a qualidade de vida do paciente.

Procure um médico o quanto antes!

O diagnóstico da fibromialgia é realizado baseado nos sintomas e no exame físico do paciente, não existe nenhum exame nem de laboratório nem de imagem que confirme a doença. O diagnóstico precoce  é essencial para iniciar o tratamento. Nele, são avaliadas as estruturas dos ligamentos, músculos e ossos. A quantidade de pontos de dor diferem entre os pacientes, como já explicamos.

Existe uma discussão acerca de quantos pontos indicam um quadro de fibromialgia, mas o mais aceito é diagnosticar a doença entre 9 e 11 pontos. Mas, independentemente de quantos pontos de dor sejam identificados, toda dor recorrente deve ser motivo para procurar um médico de preferência um especialista em tratamento de dores.

Lembre-se: a dor é um alerta do seu corpo para você. Não ignore esse chamado do corpo, principalmente se acontecer mais de uma vez ou for constante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress